Na primeira reunião bimestral de 2025 para acompanhamento do ACT com a Transpetro (13/02), o Sindipetro PA/AM/MA/AP levou às gerências da UO-Norte (operacionais e SMS) e RH (Sede) as demandas dos(as) trabalhadores(as). Confira os principais pontos da discussão:
👥 Questões Operacionais e de Pessoal:
- Efetivo em Belém e São Luís: Cobramos a contratação de mais operadores e técnicos para garantir a segurança e eficiência das operações, reforçando a necessidade de convocação do Cadastro de Reservas do concurso vigente. A gerência geral informou que entende que as unidades já contam com o efetivo adequado.
- Técnico de Segurança no terminal de Barcarena/PA: Defendemos a necessidade de um profissional próprio dedicado à segurança na operação de GNL.
- Terceirizados – Plano de Saúde para familiares e Adicional de Periculosidade: Informamos que há contratos que não estão contemplando estes itens. Ficou acertado que o Sindicato formalizará os casos e a Transpetro irá verificar.
🔥 SMS:
- Sistema de Combate a Incêndio (TA Belém): Cobramos soluções para a dependência da bomba da Vibra (ex-BR Distribuidora) e a necessidade de um sistema próprio e eficiente. A gerência setorial do terminal informou que existe um contrato que garante o uso dos equipamentos e que qualquer alteração seria objeto de comunicação prévia;
- Cobertura de Brigadistas: Exigimos a ampliação da equipe, especialmente em horários críticos como noites e finais de semana. A gerência setorial de SMS se comprometeu a realizar levantamento do número mínimo de brigadistas por turno e informar ao Sindicato;
- Armazenamento de Equipamentos de Emergência (TA Belém): Demandamos um espaço adequado para garantir a integridade dos equipamentos. Ficou acertado que o Sindicato irá informar via ofício quais os pontos de melhoria identificados.
🛠️ Condições de Trabalho:
- Sistema Supervisório: Solicitamos a atualização do sistema e a instalação de mais monitores, posicionados de maneira ergonômica, para otimizar as operações. A gerência do terminal de Belém informou que irá verificar a possibilidade de melhorias e atualização. A gerência de São Luís exibiu o projeto do novo sistema.
- Cabines do Píer (TA Belém): Reivindicamos reformas e melhorias para garantir um ambiente de trabalho melhor.
- Automação do Píer (TA Belém): Demandamos um diagnóstico para avaliar a possibilidade de automação das linhas. A gerência local irá avaliar o pleito.
- Calado dos Píeres (TA Belém): Expressamos preocupação com a redução do calado (com consequente diminuição de movimentação) e cobramos ações para garantir a navegabilidade. O gerente geral informou que a Petrobras fez uma reclamação formal à CDP sobre o assunto e que estão trabalhando para resolver o problema, incluindo a possibilidade de uma dragagem de emergência.
- Melhorias no terminal de São Luís: o gerente da unidade realizou apresentação de ações realizadas, como revestimento de linhas em galerias, instalação de nova bomba de combate e válvulas.
🤝 Compromisso com os Trabalhadores: Seguimos firmes na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores da Transpetro, buscando garantir segurança, melhores condições de trabalho e o cumprimento de todas as demandas da categoria.