As mobilizações pelo “Fora Voepass de Urucu” chamaram atenção nacionalmente para a reivindicação por segurança no transporte aéreo para a Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas.
As diversas iniciativas do Sindicato e da categoria, como divulgação na mídia, denúncias à ANAC e MPT, ato e panfletagem massiva na sede da Petrobras no Rio de Janeiro (RJ), entre outras, fizeram com o que o tema extrapolasse a UN-AM e tenha alcançado o Conselho de Administração da Companhia.
Na próxima semana (19/09), a situação de insegurança da Voepass no contrato será pautada no Comitê de SMS do Conselho de Administração da Petrobras. O órgão tem atribuições específicas de análise e recomendação sobre determinadas matérias, vinculados diretamente ao Conselho.
Por isso, o Sindipetro PA/AM/MA/AP suspendeu o movimento grevista para aguardar os desdobramentos desta instância, enquanto cobra da Petrobras o cumprimento das medidas negociadas com a empresa, como:
- Visita ao hangar da Voepass no aeroporto de Manaus;
- Entrega dos Relatórios Diários de Obras (RDOs) e as avaliações do Índice de Desempenho do Fornecedor (IDF) do contrato;
- Convite para acompanhamento do processo licitatório em curso para novo contrato de operação de voos da UN-AM;
Chamamos todos(as) os(as) trabalhadores(as) próprios(as) e contratados(as) a seguirem unidos e mobilizados pela defesa da vida e da segurança nos voos.