VOEPASS IRRESPONSÁVEL, PETROBRAS CONIVENTE. AGORA É GREVE EM DEFESA DA VIDA!

O Caos Aéreo causado pela gestão da Petrobras (UN-AM e Alta Administração) no contrato de transporte aéreo para Urucu levou a categoria da Amazônia a não ter outra alternativa a não ser começar a GREVE PELO FORA VOEPASS DE URUCU!

Entenda os motivos:

• Mais de um mês após o acidente de Vinhedo/SP, a companhia aérea só aprofundou a falta de condições de segurança que apresentava desde o início do contrato.
  • Virou rotina o registro de problemas de manutenção da aeronave que atende a Petrobras: hidráulico (17/08 e 19/08), elétrico (18/08), de refrigeração (22/08), travamento de portas (22/08), inspeção pós check (29/08), sistema de degelo (30/08), sistema de Aileron (09/09);
  • O Sindipetro PA/AM/MA/AP e a FNP tentaram incansavelmente resolver a questão por via administrativa, em reuniões com a gestão da unidade e corporativamente com Presidência e Diretoria de E&P – que sequer receberam o Sindicato, o qual realizou ato no Edisen para denunciar a situação e cobrar solução (29/08);
  • As justificativas apresentadas pela Petrobras para acobertar as seguidas falhas são insuficientes, inconvincentes e até mesmo inverídicas;
  • A demanda central, que é a imediata rescisão contratual com a Voepass, tem sido tratada pela gestão como questão burocrática e não com a devida urgência;

Após aprovada a greve a partir das 0h de 11 de setembro em assembleias na base (05 e 06/09), a Petrobras procurou o Sindicato para propor medidas como disponibilização e discussão sobre o contrato, visita ao hangar da Voepass, reunião com representantes da empresa aérea e participação na comissão de licitação do próximo contrato (carta RH/RS/NS 302/2024).

Avaliamos que tais propostas, além de protelatórias para tentar evitar a greve, contém a armadilha de tentar transferir ao Sindicato o ônus de gestão de um contrato que já se mostrou inadequado para as necessidades de segurança dos(as) trabalhadores(as).

Portanto, chegou a hora de unirmos toda a categoria e iniciar um forte movimento de greve para conquistarmos o fim da insegurança nos voos para Urucu. Vamos juntos(as) pelo FORA VOEPASS DE URUCU, JÁ!