VOEPASS VOLTA A APRESENTAR PROBLEMAS EM VOOS PARA URUCU!

Em reuniões entre o Sindipetro PA/AM/MA/AP e Petrobras (UN-AM, LOEP/SCA/CTA e RH/AN/E&P/NNE) na última semana (12 e 13/08), a gestão da Companhia havia afirmado que a aeronave da Voepass que atende ao contrato de transporte aéreo para Província de Urucu tinha sido submetida a inspeção rigorosa por parte da equipe de Competência Técnica em Aviação (LOEP/LOFF/SCA/CTA), estando apta a retomar os voos no próprio dia 13 de agosto.
Porém, após meros quatro dias de atividades (sábado, 17/08) o equipamento voltou a apresentar problemas na bomba do sistema hidráulico, necessitando de troca de anel o-ring. Na ocasião, houve decolagem e retorno, com o avião necessitando ser rebocado por trator até o hangar para manutenção — com consequente fechamento da pista do aeroporto de Manaus.
Na segunda-feira (19/08), a Gerência de Transportes da UN-AM informou, em comunicado interno, que a aeronave PR-PDP, da operadora MAP Linhas Aéreas, estava em manutenção, conforme os procedimentos estabelecidos pelo fabricante.
Imediatamente, o Sindipetro solicitou reunião para esclarecimento dos fatos à Gerência Geral da UN-AM e da LOEP/LOFF (Logística de E&P / Logística Offshore), que foi realizada no mesmo dia.

Confira o resumo:

• O Sindicato iniciou a reunião solicitando informações factuais e expressando a inconformidade com as seguidas falhas do avião do contrato, mesmo após as inspeções realizadas pela a Petrobras;
  • A gestão da Petrobras reconheceu que houve problema hidráulico nos dias 17 (sábado) e 19 (segunda-feira), porém de ordem menor, sendo adotado procedimento de precaução muito maior do que o usual, com ordem de interrupção da programação de voo ao ser detectado qualquer problema mínimo. Ou seja, “na dúvida, pare”;
  • A gerência de Transporte do Suporte Operacional (SOP) afirmou que os problemas do dia 17 e 19 (troca de anel o-ring) foram resultado de falhas após a inspeção e que no dia 18 não teria havido problema elétrico, e sim uma questão referente à tripulação. A gerência do SOP reconheceu que é preciso melhorar a comunicação com a entidade sindical e a categoria;
  • Após as considerações da Petrobras, os representantes sindicais expressaram incredulidade quanto às explicações técnicas apresentadas pela gestão da empresa, especialmente pelo tipo de falha relatado em contraste com o padrão de inspeção propagandeado;
  • O Sindipetro PA/AM/MA/AP solicitou que sejam trazidas informações fidedignas aos trabalhadores num momento tão sensível, além da disponibilização de uma aeronave reserva e, principalmente, a rescisão imediata do contrato com a Voepass. A companhia aérea não demonstrou ter condições operacionais de atuar no transporte aéreo para Urucu, além dos seus notórios problemas na aviação comercial;

ASSEMBLEIAS VOTAM GREVE PELO “FORA VOEPASS DE URUCU”
A diretoria do Sindicato, após análise da posição da Petrobras em manter o contrato com a Voepass mesmo com tanta insegurança apresentada durante todo o contrato, e a necessidade de mudanças urgentes em defesa da segurança e da vida dos(as) trabalhadores próprios(as) e contratados(as) divulgará, em breve, calendário de assembleias para votação de uma greve pela mudança da empresa de transporte aéreo da rota Manaus-Urucu-Carauari.

A direção da UN-AM já se mostrou contrariada com o movimento paredista, dando ordem esta semana para que as faixas do Sindicato fossem retiradas do prédio da sede de Manaus, sendo prontamente recolocadas.

Todos(as) juntos em pela vida! Fora Voepass de Urucu!